Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

Cães de Apartamento - Shih Tzu

Shih Tzu



      A pedidos, nesta semana vamos falar sobre cachorros de apartamento. A raça Shih Tzu, é uma delas e apesar do porte pequeno, é uma raça que necessita de alguns cuidados, para que fique sempre bonita e com saúde.

      É uma raça antiga com origem tibetana e diz á lenda que define o Shih Tzu como sendo o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um Lhasa Apso (cão do Tibet). Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos. Com uma expectativa de vida de até 15 anos e com peso em média de 4 a 7 kg, sua altura varia de 20 a 30 cm.

São geralmente dóceis e amigáveis, adaptando-se muito bem a ambientes pequenos como apartamentos e encarna com perfeição o modelo de cão de colo, sendo muito afetivo com a interação familiar. Com personalidade forte são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa e sem deixar seu vizinho louco pelos latidos. Ao contrario das grandes qualidades o shih tzu está entre as raças menos obedientes de acordo com uma pesquisa sobre a inteligência dos cães, coloca a raça em apenas 70° lugar entre 79 posições, logo os donos de shih tzu tem que ter bastante paciência, caso queira ensiná-lo a obedecer.


Higiene e Cuidados

Pelagem
      Por ser um animal de pelos longos e densos, o cuidado com eles deve ser diário, se mantido com os pelos muito compridos, é necessário uma escovação diária ou pelo menos dia sim, dia não. Caso contrário, ocorrerá formação excessiva de nós e para desembaraçá-los, além de ser muito dolorido para o cão, pode ser que nem desembarace, tendo que cortar as mechas muito emboladas. Então é aconselhável adotar a tosa-filhote que é mais curta e necessita de menos cuidados.

Limpeza dos ouvidos
      Para diminuir o risco de surgirem ás famosas otites, só a limpeza regular do pavilhão auricular pode ajudar. Sendo feita uma vez por semana com produtos específicos. Lembre-se de que uma limpeza malfeita pode ferir o cão. Portanto, informe-se sobre como executá-la ou deixe-a a cargo de quem domina a técnica. Como o Shih Tzu tem muitos pêlos dentro dos ouvidos, também é indicado retirar parte deles. Do contrário, sujeira e umidade se acumulam mais facilmente no local, favorecendo o aparecimento das inflamações. Em geral, a remoção desses pêlos não precisa ser feita com muita freqüência: a cada dois meses costuma ser eficiente.

Cortando as unhas
      Pelo simples fato desses cachorros, serem cães de luxo e passarem a maior parte do tempo ou todo ele em locais ambientes internos e em pisos não ásperos, as unhas tendem a  não se desgastar naturalmente. Então é necessário apará-las e lixá-las, pelo menos uma vez por mês. Um cuidado que é preciso observar, são os vasos sanguíneos presentes nas unhas caninas. Se isso ocorrer, há risco de hemorragia e necessidade de estancá-las. Para donos com menos conhecimentos é melhor deixar essa questão para os profissionais de banho e tosa ou veterinários.

Os Olhos
      Por ter o globo ocular grande, levemente saliente e rodeado por abundante pelagem, os olhos do Shih Tzu são naturalmente mais expostos, a exemplo dos próprios pêlos. Isso não só resulta em um lacrimejamento mais intenso que o da maioria das raças como também numa particular tendência a inflamações locais. Para minimizar essa possibilidade, mantenha a região livre de pêlos compridos, prendendo ou cortando, e limpe periodicamente ao redor dos olhos.

      Terminando a conversa, não só o Shih Tzu como qualquer outra raça que você tenha em casa ou pensa em ter, é necessário cuidados especiais como estes, lembrando sempre que cada raça tem suas peculiaridades. Na maioria, as pessoas que tem cães em apartamento, regularmente levam os seus pets a veterinários que cuidam de todas essas questões de higiene e saúde, para as pessoas que não fazem isto, por algum motivo, é bom sempre ter esses cuidados em dias para que não seja necessário posteriormente levar seu cão a um veterinário e inevitavelmente gastar mais do que gastariam levando seus cães regularmente a um petshop.
      É importante lembrar também, que como qualquer outro animal, um cachorro de apartamento também necessita passear, caminhar, então seja legal com seu animal de estimação e leve ele para passear sempre que possível. Outro ponto também é a escolha deste animal, não adianta você pegar um labrador ou qualquer outra raça de porte grande, que tem necessidades de espaço, de correr, de pular em um apartamento de 60m² que com certeza essa experiência não vai ser boa para nenhum dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário