Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cães de Apartamento - Lhasa Apso


        Lhasa Apso, caracterizado um cão de apartamento ou de ambientes pequenos, esta raça, dá continuidade a matéria Cães de Apartamento, iniciada com a raça Shih Tzu, em Grandes Animais.
Com caráter alegre e personalidade bastante definida, é cheio de segurança e desconfiado com estranhos, late pouco e é geralmente ligado a um dono só, depois de eleito, o dono é o centro de seu universo.
        Seu nome vem da capital do Tibet, Lhassa, que após recebeu o nome apso, que significa sentinela do Palácio de Portala (residência de Dalai Lama no Tibet). Sagrado para os monges, teria na época função de alertar e cuidar das propriedades e ainda era visto pelos budistas, de serem capazes de prever avalanches, pelo fato da raça ser reconhecida por uma audição extremamente sensível. Por serem sagrados, eram muito bem cuidados e nunca eram trocados por dinheiro, animais da raça eram dados em sinal de muito respeito.
         Uma curiosidade é que apesar de ter aspecto de um cão de colo, o Lhasa Apso é muito no "seu canto", longe de agitações e apegado a tranquilidade, é recomendado para pessoas que moram sozinhas, pois se dá muito bem com a solidão, diferente das demais raças que nesta mesma situação, se torna um pouco destrutiva e barulhenta e também não exige muitos exercícios ou passeios diários.

        Quando Filhote, normalmente amadurece com cerca de 1 ano de idade, adquirindo a tranquilidade tipica da raça e o dono deve procurar acostumar o cão desde cedo a escovação da pelagem e banhos. Como já foi dito na matéria do Shih Tzu, para donos menos cuidadosos é aconselhável adotar a tosa-filhote que é mais curta e necessita de menos cuidados, pois é um animal de pelos longos e o cuidado deve ser dia sim, dia não. Caso contrário, ocorrerá formação excessiva de nós e para desembaraça-los, além de ser muito dolorido para o cão, pode não desembaraçar.
         Segundo o padrão oficial, o Lhasa pode ter uma grande variedade de cores (dourado, areia, mel, mesclado escuro, cinza escuro, ardósia, malhado, esfumado, particolor, preto, branco, marrom e castanho). Cães de pelagem longa nascem mais escuros e vão ‘clareando’ conforme o pelo cresce. Exceção apenas para o branco e alguns pretos. Pois inclusive no preto, há chances de se tornar cinza.

Problemas Comuns da Raça
                Dermatites: são a principal doença apresentada pelos cães. Os sintomas das dermatites são pequenos pontos avermelhados, caspinhas e coceiras na pele. Quando o caso é grave, pode desencadear infecções bacterianas no local. Alguns exemplares podem apresentar uma maior sensibilidade alérgica, normalmente à pulgas.

        Conjuntivite: é a inflamação das mucosas dos olhos, normalmente provocadas pela irritação provocada por pelos que caem sobre os olhos. Para evitar, recomenda-se prender a franja.


        Em geral, é aconselhável levar seu pet regularmente ao petshop, que assim terá os cuidados necessários, sem gerar posteriores dores de cabeça.

Um comentário:

  1. Realmente, ótimos para apartamentos!
    Adorei a matéria!=)

    ResponderExcluir