Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oto-hematoma em cães

        Oto-hematoma é uma contusão de segundo grau por acumulo de sangue na cavidade auricular, iniciando um processo de formação de fibrose que resulta na deformação da orelha, devido à ruptura de vasos sanguíneos em consequência de traumas, geralmente em cães de orelhas compridas e caídas, apesar de ser mais visíveis em cães de orelha em pé, como pastor alemão por exemplo.
        
        Se associa muitas vezes a otite externa e interna, pelo fato de estar constantemente com o ato de coçar o local, más traumas que envolvam batidas contra objetos, mordidas de outros animais, ou mesmo, batidas contra outros animais ao brincarem são causas mais comuns para o problema.


        O precedimento mais simples é a drenagem do sangue acumulado no pavilhão auricular. Pode-se fazer utilização de agulha acoplada a uma seringa e remover todo o sangue acumulado. Infelizmente este procedimento não proporciona uma drenagem continua, onde ocorra o esvaziamento completo do hematoma e uma posterior aderência tecidual, assim, a indicação de uma pequena cirurgia é muito comum para resolver a situação. Outra forma de tratamento é a utilização de dreno temporário, que neste caso, a drenagem será continua e alcançará o sucesso esperado.


        O tratamento do hematoma nem sempre tem 100% de sucesso, isso dependerá muitas vezes do tempo em que o proprietário levará para visualizar o inchaço na orelha do animal. Após a formação da fibrose ou seja o enrugamento da orelha, esta ficará mais pesada e sempre irá incomodar o cão, por isso a importância de sempre que possível acompanhar o seu animal de estimação, podendo assim, encontrar com mais facilidade e rapidez possíveis problemas. A dica de Grandes Animais é manter uma escovação regular em seu animal de estimação, aumentando sua relação com o próprio, possibilitando uma pelagem mais bonita e ainda o mais importante, ser possível visualizar futuros problemas com o cão.


        Oto-hematoma são muito mais comuns em cães, más também afeta com menas frequência outros animais, como felinos, equinos, humanos e outros.




        Em Extra você pode observar um vídeo de uma cirurgia para correção de Oto-hematoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário