Total de visualizações de página

sábado, 15 de setembro de 2012

Adenite Equina - Garrotilho


       Voltando aos trabalhos, vamos falar desta vez sobre a Adenite Equina, mais conhecida como garrotilho, é uma doença bacteriana contagiosa, aguda ou sub-aguda muito comum no Brasil, acometendo animais mais jovens como potros desmamados e/ou animais com até 3 anos de vida e atingindo com menas frequência animais adultos, por adquirirem determinada resistência. Esta doença específica de equinos, atinge o trato respiratório, causando abcessos nos linfonodos retrofaringeano e submandibular, invade a mucosa oral da nasofaringe promovendo anorexia, hipertermia e descarga nasal purulenta. Esta situação sem um tratamento adequado, pode evoluir para uma infecção das bolsas guturais, pneumonia por aspiração, entre outras complicações, podendo em casos avançados levar o animal a morte.

        As situações de contaminação da tropa, mais facilmente notadas em haras ou locais com grande movimentação de entrada e saída desses animais, são quase que exclusivas da falta de cuidados com os mesmos. O processo de prevenção é muito eficaz com a vacinação específica dos potros acima de 6 meses de idade e um reforço quando a um novo plantel entrar na propriedade, mesmo que os resultados de imunização não sejam totalmente seguros.

        Os meios de transmissão de formas diretas de animal para animal e indiretas, como fontes de alimentação (capim e/ou feno), tratadores, as próprias baias e ainda a água, são pontos importante que devem ser observados pelo proprietário. Animais recém chegados devem ser separados do plantel e como uma forma de quarentena, você poderá observar se o animal apresentará sintomas do garrotilho, já que a bactéria Streptococus Equi possui um período de incubação de 3 a 14 dias. O animal infectado apresentará febre, depressão, corrimento nasal, tosse e gânglios linfáticos aumentados.

        Devemos lembrar que o clima frio e úmido são condições ideias para a propagação da doença e que a Adenite Equina tem 90% de casos positivos, indo a óbito apenas os 10% dos casos restantes, por muitas vezes, pelo tratamento inadequado dos proprietários com seus animais.

        O tratamento do garrotilho é simples e sendo executado no tempo correto, será facilmente controlado, entrando com a medicação, que neste caso o AGROVET PLUS é muito usado, sendo aplicado via intra-muscular na dose de 1ml para cada 20kg. Manter o animal em boas instalações, com água fresca, boa alimentação e se possível oferecer vitaminas de complexo B e C darão o suporte para que o animal se recupere totalmente.

        O controle e o manejo correto dos animais em uma propriedade é de suma importância para evitar estes tipos de complicações, o melhor meio de evitar dores de cabeça sempre será o planejamento e a organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário