Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A linhaça na alimentação dos equinos

       
        Hoje entraremos em um assunto muito interessante sobre a linhaça na alimentação de equinos, matéria publicada pela revista Arte QM - Quarto de Milha, que tive a oportunidade de ler hoje. Com um conteúdo bem dinâmico, a revista fala sobre as maneiras que a linhaça pode ser inserida na alimentação dos equinos, ajudando inclusive na prevenção da cólica, já que 95% desses casos se deve pela falha no manejo alimentar e coloca a importância de almejar um equilíbrio perfeito de alimentos, para um melhor resultado na criação e performance dos equinos.

        A linhaça, como a maioria dos grãos é um ótimo complemento a ser utilizado na alimentação de cavalos, podendo ser inserido na alimentação de três formas: Grão integral, farinha ou óleo. A importância de uma matéria assim, se justifica logo com o seu conteúdo, onde alerta os proprietários a respeito da linhaça em grão integral, que para ter uma ação efetiva, deveria ser servida umedecida, pois a casca dura diminui a ação laxativa, más assim que o grão tem contato com a água e umedece, este libera ácido prússico, que é altamente tóxico para o cavalo.
        Já a linhaça nas formas farelada ou liquida, pode trazer diversos benefícios para o animal, se administrada de maneira correta, obedecendo os limites para cada animal. O tipo farinha, pode ser servido para animais saudáveis a partir de 100g a 400g diários, podendo chegar a 700g para animais debilitados e o tipo óleo deve ser prensado a frio, já que o refinado volatiza os ácidos graxos perdendo o seu benefício. É importante lembrar que a linhaça é apenas um complemento da dieta diária do animal e poderá trazer uma serie de pontos negativos se servida em grande quantidade.

        Fonte de Ômega 3 e 6, é rica em energia, chegando a 35% de proteína bruta e como toda matéria prima, não é equilibrada em minerais e vitaminas. O excesso de energia na alimentação causa timpanismo, diarreias, queda de tônus digestivo levando a contrações e possível cólica, dilatação do seco, degeneração cardíaca, hepática e renal e laminite.

        Os pontos positivos mostram que o uso desse recurso é bem recompensatório para os animais, como abrandamento de reações inflamatórias e alérgicas indesejáveis, melhorando a resposta imunológica. Para potros em crescimento, auxilia no desenvolvimento neurológico e em éguas em gestação auxilia no desenvolvimento fetal e na lactação. Melhora na recuperação muscular em animais de esporte ou trabalho e restabelece o brilho e a cor da pelagem, bem como a saúde da pele.
        Além de todos esses pontos positivos, ainda trabalha na prevenção de distúrbios circulatórios e cardiovasculares, auxiliando no tratamento de laminites, artrites, artroses e miopatias.

        Fica claro então, que principalmente o uso da farinha de linhaça de maneira responsável e correta, responde muito bem as expectativas criadas a introdução do mesmo na alimentação de equinos, sendo um excelente complemento nutricional.

2 comentários:

  1. Oi Bom dia. Queria saber se tem algum artigo que fala desse benefício da linhaça para cavalo? Ou alguém que possa tirar dúvidas. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Bom dia. Queria saber se tem algum artigo que fala desse benefício da linhaça para cavalo? Ou alguém que possa tirar dúvidas. Obrigada

    ResponderExcluir