Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O foto-período em equinos e o ciclo estral

       
       Há tempos já se sabe que o período de maior luminosidade no ano influência diretamente na reprodução de algumas espécies. O foto-período, que representa o número de horas de incidência solar ao longo das 24 horas, no verão é o responsavel por estimular uma maior atividade folicular em éguas, pelo fato, dos dias serem "mais longos" que o foto-período de inverno, onde os dias são "mais curtos".
       
        A luminosidade influência tanto nas fêmeas, como nos machos. No inverno o garanhão diminui seu interesse sexual e por questões hormonais, todo o metabolismo se torna mais lento e menos eficiente, afetando seu comportamento e desempenho. Nas éguas, a luz captada pela retina é transmitida a áreas cerebrais responsaveis pelo controle das atividades reprodutivas. Uma maior captação de luz resulta em uma maior atividade ovariana, chegando ao seu pico máximo no mes de dezembro.
       
        Éguas apresentam comportamento poliéstrico estacional, ou seja, ciclos estrais regulares em um determinado período do ano e não só a luminosidade, más as condições corporais tem relação com maior produtividade sexual. Éguas com escore corporal baixo não realizam ciclos estrais regulares, podendo continuar em anestro sazonal por longo período ( ausência de atividade reprodutiva ).
       
       O ciclo estral é dividido em duas fases, estro e diestro. Na fase de estro que tem duração de 5 a 7 dias, a égua por influências hormonais aceita o garanhão. O diestro é o período da ultima ovulação e um novo estro, que durará aproximadamente 14 dias. Ainda podemos lembrar sobre o popular "cio do potro" que é um período de receptividade sexual bem característica que ocorre entre o 5° e 18° dia pós-parto, é normalmente um cio fértil, porém em certos casos podem acontecer problemas reprodutivos que requerem intervenção de um profissional.
     
         Alguns problemas podem interferir no ciclo estral, de origem ovariana ou uterina. Tumores ou hematomas ovarianos ou mesmo endometrites e endometroses afetando negativamente o ciclo estral. As interropções na gestação podem ter origem infecciosa e não-infecciosa, é sempre recomendável investigar as causas do problema, pois em alguns casos este problema pode refletir em todos os animais do seu plantel.

        A importância de conhecer melhor as necessidades de seus animais influênciam e muito no resultado final da sua produção. Com toda a tecnologia disponível e acessível, tanto para o pequeno e grande produtor, como a inseminação artificial e transferência de embrião que facilita e viabiliza o melhoramento genético do plantel, proporcionando uma facilidade real de ganhos para a propriedade. As vantagens de trabalhar com uma estação de monta, por exemplo, são inumeras, não só do ponto de vista de manejo, más também como financeiro.

        A supervisão de um Médico Veterinário é importante, diagnosticando e tratando as éguas-problema no outono e inverno, para que estas possam receber o macho na estação de monta, diminuindo ao máximo a necessidade de tratamentos dentro do período de monta.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário