Total de visualizações de página

sábado, 5 de janeiro de 2013

Aborto Canino

       
        Aborto Canino é definido como a expulsão prematura de um ou mais fetos ou embriões, antes de serem viáveis e capazes de viver por conta própria, sendo que a gestação dura em média 58 dias após a ovulação em uma cadela saudável, podendo variar 5 dias para mais ou para menos.
       
        Há inumeros motivos que podem forçar uma cadela a abortar, os sinais são de dificil percepção, trazendo difuculdade, mesmo para os criadores mais experientes. Motivos como a consaguinidade excessiva, ingestão de substância tóxicas, função ovariana anormal, anomalias congenitas, doenças endócrinas, má nutrição, hiperplasia endomotrial cistica, piometrite, infecções bacterianas, virais e fungicas, ou ainda, traumas sofridos, estresse, infestações parasitárias internas e externas ( sendo estas infestações um ponto crítico e facilitador de aborto ), ou mesmo o envelhecimento do animal levam uma cadela gestante a um aborto.
       
        Normalmente o aborto ocorre nas ultimas semanas de gestação, dificilmente será notado pelo proprietário quando ocorrido no primeiro mês, já que é perfeitamente normal por uma questão de higiene a cadela comer todos os tecidos da placenta ou do feto, especialmente se o aborto ocorrer no inicio da gestação, quando os tecidos são indiferentes.
       
        Outros fatores como anomalias reprodutivas também podem deixar o proprietário um pouco perdido, a reabsorção de feto é a mais comum delas, onde o corpo da mãe reabsorve o tecido fetal e placentário, não deixando sinais dos filhotes, mesmo que confirmado por ultrasson abdominal ou raio X e com menos frequência, cadelas podem passar por uma falsa-gravidez, que por muitas vezes se tem um aumento da glândula mamária, consequentemente a produção de leite, dificultando a diferenciação da pseudo-gravidez de uma gestação verdadeira no primeiro mês.

        Há um fator de risco após um aborto, se o mesmo foi ocasionado pela Brucelose, principalmente se houver outros cães vivendo no ambiente. O organismo da Brucella canis será expulso em uma grande quantidade nos tecidos placentários e fetais, sendo extremamente contagioso para os outros animais que vivem no ambiente ou que tenham um contato direto com estes tecidos.

        Sinais como febre, perda de peso, perda de apetite, dores abdominais, depressão, desidratação, corrimento vaginal ( esverdeado á escuro e purulento ou mesmo fino e sangrento ), mau cheiro forte vindo da vúlva ( notável por outros animais, que cheirarão constantemente ), vômitos e diarréias poderão ser notados em caso de aborto. Estes sinais servirão de alerta para o dono, más podem ou não estar diretamente relacionados com um aborto. Logo que a cadela gestante apresentar um ou mais destes sinais, o contato com um Médico Veterinário é indispensavél, este poderá avaliar a situação do animal e proceder com os métodos necessários.

        Após um abordo, o proprietário terá que ser muito paciente com o animal, lhe dando muita atenção e carinho. O estress canino pode trazer diversos problemas para o cão, dificultando ainda mais a situação pós-aborto.

41 comentários:

  1. Muito esclarecedor esse texto!Gostaria de saber se a cadela ter espasmos durante esse período é normal?Se é reação do aborto ou alguma outra doença.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. TENHO UMA CHAW CHAW E ELA ESTA NO CIO, PORÉM ONTEM A NOITE ELA FUGIU E CRUZO COM UM VIRA LATA DA RUA. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ABORTA OU DA PIRULA DO DIA 'D' ??

    ResponderExcluir
  3. TENHO UMA CHAW CHAW E ELA ESTA NO CIO, PORÉM ONTEM A NOITE ELA FUGIU E CRUZO COM UM VIRA LATA DA RUA. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ABORTA OU DA PIRULA DO DIA 'D' ??

    ResponderExcluir
  4. isso chama se preceito.

    ResponderExcluir
  5. Minha cadela teve aborto. No final da gestação nasceram 5 faltava 15 dias para 60. Saiu esverdeado o líquido com odor forte. Ela está triste hj já se passou 5 dias e eu não sei se saiu tudo o que tinha pra sair. Já estou cuidando em casa dei glicopan não levei ao medico pois não tenho condições no momento. Gostaria de saber se a possibilidade de ter algum filhote dentro ou não? Me ajude o que devo fazer em casa para melhorar ela pois não tenho como mesmo levar em um médico.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Qual nome da vacina de aborto??

    ResponderExcluir
  8. OLá tenho uma cadela é o primeiro cio dela.. até uns dias atrás eu tinha certeza que tava grávida.. os peitos grandes e a barriga tbm. Tem uns 3 dias que a barriga dela tá pequena mais os peitos ainda grandes.. Gostaria de saber o que está acontecendo. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta acontecendo o mesmo com a minha.

      Excluir
    2. Ocorreu o mesmo com a minha tbm. Enquanto estava no cio, ela fugiu algumas vezes e cruzou com alguns cachorros de rua, o q não me agradou nem um pouco.
      Um tempo depois, notei q sua barriga estava bem maior q o normal e seus seios tbm estavam aumentando.
      Porém, a alguns dias estava saindo um líquido marrom. Mas parou, acho q ela sofreu um aborto, mas não tenho condições de leva-la ao veterinário no momento. E o mais estranho é q ela parece estar no cio novamente, sendo q n faz nem dois meses q saiu do primeiro. Alguém pode me ajudar?

      Excluir
  9. Boa noite, minha cadela esta de cria, mas esta sem petite, não quer comer ração, parece estar enjoada. Mas ela não esta bem desde que terminou o cio, ta encomodada, era uma cadela alegre, brincalhona, gostava de pegar os brinquedos e trazer pra nos brincar com ela, agora só fica deitada, triste, nada tem mais importância, o que me preocupa é que esta saindo um liquido dela, aonde ela deita faza, não sei se é infeção, fica pingando parecendo urina, e forma aquela poça perto da vagina dela. To preocupada, pois aonde eu moro não tem veterinário, tem que levar na cidade vizinha, é longe e não tenho carro, dependemos de condução da prefeitura ou ônibus de linha, já chorei muito, amo ela demais. Por favor me respondam. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Enquanto estava no primeiro cio, minha cadela fugiu algumas vezes e cruzou com alguns cachorros de rua, o q não me agradou nem um pouco.
    Um tempo depois, notei q sua barriga estava bem maior q o normal e seus seios tbm estavam aumentando.
    Porém, a alguns dias estava saindo um líquido marrom. Mas parou, acho q ela sofreu um aborto, mas não tenho condições de leva-la ao veterinário no momento. E o mais estranho é q ela parece estar no cio novamente, sendo q n faz nem dois meses q saiu do primeiro. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Minha lhasa teve aborto com 52dias, quando posso dar banho nela?

    ResponderExcluir
  12. Minha cadela teve aborto. No final da gestação. Saiu um feto e continua saindo um esverdeado o líquido com odor forte. Ela está triste hj já se passou 7 dias e eu não sei se saiu tudo o que tinha pra sair. Já estou cuidando em casa dei glicopan não levei ao medico pois não tenho condições no momento. Gostaria de saber se a possibilidade de ter algum filhote dentro ou não? Me ajude o que devo fazer em casa para melhorar ela pois não tenho como mesmo levar em um médico.

    ResponderExcluir
  13. Olá boa noite !!!
    Comprei minha cachorrinha já adulta, iria completar dois anos e veio grávida sem eu saber.sendo que ela sofreu um aborto com eles todos já formados, deveria estar faltando pouco para nascer, sendo que preocurei saber e o cachorro que pegou ela nem era da mesma raça.
    Ela completou dois meses certinho e já entrou no cio novamente, sendo que desta vez vi o meu cachorro pegando ela 1 vez e é da mesma raça, um Schinauzer.
    Tenho medo desta gravidez não ir a diante pois foi muito pouco tempo e até mesmo colocar a vida dela em risco e vir a sofrer outro aborto.
    O que eu faço ? Será que tem condições dela conseguir ter essa gestação até o final ? Ou faço uma castração ? Tbm nem tenho certeza que esteja, pode ter acontecido um milagre.
    Olha que a castração dos dois já está marcada para o dia 08/08.
    Aguardo resposta. Obg

    ResponderExcluir
  14. Olá Boa tarde!
    Tenho uma cadela da raça pinch e ela está grávida de 50 dias e hoje pela manhã notei que ela está triste,não quer comer nada beber nada e notei que ela está fazendo xixi amarelo bem escuro com sangue. Estou preocupada com ela dei um banho nela e nada de melhoras. O que pode ser? Será que ela está tendo um aborto?

    ResponderExcluir
  15. A minha teve aborto saiu um provavelmente falta outro estar saindo líquido verde; o que faço?

    ResponderExcluir
  16. Ola... minha cadela acabou de sofrer um aborto, porem, nao sabia q estava gravida, fui pega de surpresa.
    Ja nasceram tres nenens desfalecidos e ela esta inquieta, dei um pouco de dipirona e agua pra ela mas, estou com medo. Sera q ela tera mais filhotes para parir? Sera q essa inquietude dela e sinal de mais cachorrinhos ou dor... me ajudem estou desesperada obgd

    ResponderExcluir
  17. Essa inquietude dla consiste em estar ofegante...

    ResponderExcluir
  18. Olá. minha cadela está prenha mas ontem ela pariu apenas um filhote prematuro E morto! Quero saber se tem chances dos outros estarem vivos? *penso q tenha mais pois a barriga continua grande. me ajudem.

    ResponderExcluir
  19. Minha cachorra teve aborto,nasceram 3 mortos porém ela comeu todos,já faz algumas semanas! Estava dando remedio para infeccao, parei de dar Agora ela tá tendo sangramentos mais não é intenso, não levei ela ao veterinário porque no momento não tenho condições,mais gostaria de saber se isso é normal? O que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Um cachorro grande cruzou com minha cadela que e pequena agora precuso dar remedio pra ela abortar.Algyem qye ja tenha passado por essa situacao me indica algum.remedio??

    ResponderExcluir
  21. Minha cachorrinha está grávida e já faz alguns dias que ela está soltando uns negócio meio estranha é um liquido meio verdeado e a barriga dela ainda continua grande e dura mais nan tenho condições de levala a um veterinário pois não tenho condições o que eu faço ela está abortando o que fazer mim ajudem por favor que medicamentos posso dar pra ela.

    ResponderExcluir
  22. Minha cachorra está sentindo dores ao ponto de tremer acabou de ter um filhote antes da hora ,estou desesperada sem saber oque fazer,sera que corre risco de todos nascerem agora? Estou com muita dó dela , me ajudem.

    ResponderExcluir
  23. Minha cachorra está sentindo dores ao ponto de tremer acabou de ter um filhote antes da hora ,estou desesperada sem saber oque fazer,sera que corre risco de todos nascerem agora? Estou com muita dó dela , me ajudem.

    ResponderExcluir
  24. Minha cachorra está sentindo dores ao ponto de tremer acabou de ter um filhote antes da hora ,estou desesperada sem saber oque fazer,sera que corre risco de todos nascerem agora? Estou com muita dó dela , me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu isso com a minha tbm, teve um filhote prematuro , gostaria de saber se os seus filhotes nasceram ou esperaram

      Excluir
  25. Boa noite, na noite de ontem minha cachorra expeliu um filhote, já estava bem formado , só não tinha pelos e era pequeno dmais, passou a noite chorando com dor , pode ter outros filhotes vivos dentro dela? Agora já é 18:36 e nada de nascer , só teve um

    ResponderExcluir
  26. Ela já está com 54 dias , tem como algum não ter se desenvolvido a menos que os outros

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, minha cadela esta prenha, não sei de quantos dias, mas agora está expelido um líquido preto e marrom e estavam fedo horrível parece carniça, já ajudei ela fiz massagem, dobrei as pernas dela e quando ela sentia contração eu apertava sua barriga de cima para baixo, agora são 4:00h da manhã, não tenho como correr com ela, se puder me ajudar ficaria grata.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! minha cadela esta prenha e está sagrando pouquinho e saindo uma secreção branca, está inchada a partes dela. E as vezes apresenta dificuldade paraandar. Será que e sinal de aborto, pois ela esta cm ms ou menos 3 semana.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite minha cachorra deu cria so um nasceu vivo e os outros dois ela abortou ela esta muito triste no momento nao tenho condições de leva ela no veterinário o que devo faz

    ResponderExcluir
  30. Minha Pitt abortou no cio passado queria saber se tem algum problema por pra cruzar no próximo cio

    ResponderExcluir
  31. Minha Pitt abortou no cio passado queria saber se tem algum problema por pra cruzar no próximo cio

    ResponderExcluir
  32. Minha cachorra ta grávida e estar soltando uns negócios verdes pela parte do anal dela, e quando ela anda sogra, estar bem triste, N quer comer, consegue nem se deitar, o que será que ela tem ?

    ResponderExcluir
  33. Minha cachorrinha colocou um cachorro morto pra fora será que tem mais dentro dela

    ResponderExcluir
  34. Minha rottweiler tem 11 anos meu linguiça a pegou agora ela está espelhando uma secreção marrom com sangue está mal oque fazer

    ResponderExcluir